Novidade

Pelotas Parque Tecnológico apresenta projeto de Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia

Hub deverá ter prédio próprio de quatro andares para sediar startups, aceleradoras, incubadoras e parceiros estratégicos da área da saúde

Divulgação -

O Pelotas Parque Tecnológico apresentou nesta terça-feira (10), em coletiva de imprensa, seu novo projeto: o Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia. A iniciativa foi fomentada por meio de parceria entre o Parque, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a empresa Lifemed, APL da Saúde de Pelotas e Região, Fundação Delfim Mendes da Silveira e prefeitura de Pelotas.

De acordo com o diretor técnico-científico do Parque Tecnológico, Edgar Mattarredona, o Hub surgiu após a elaboração de uma estratégia de expansão com o objetivo de investir em áreas que tivessem potencialidade de crescimento. A saúde e a biotecnologia foram os setores em que foram buscados os parceiros para fazer a apresentação de uma estratégia, justamente por possuírem essa característica.

Segundo Mattarredona, a estratégia transformou-se em um projeto concreto quando foi aberto o edital de seleção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ao todo são 30 projetos de inovação tecnológica de todo o país que concorrem junto com o Hub de Inovação em Saúde e Tecnologia pelo investimento de R$ 14 milhões do Finep. A proposta coordenada pelo Parque já foi aprovada na fase de habilitação do edital e agora segue para a próxima e última etapa de seleção, que será em junho, na qual os integrantes farão apresentação e defesa oral do projeto. De acordo com a classificação, a iniciativa poderá ou não ser contemplada com o recurso.

O Hub
O Hub prevê a construção de um espaço exclusivo para sediar o projeto, que deverá ficar localizado ao lado da empresa Lifemed. O prédio de quatro andares reunirá startups, aceleradoras, incubadoras e parceiros estratégicos da área da saúde. "Será um espaço físico para agregar as empresas que trabalham nessa área. Hoje nós não temos um local assim na cidade, aqui no Parque não há como ter laboratórios por questões de biossegurança. Tem que ter de fato um espaço novo apropriado para isto", explica Vinicius Campos, superintendente de Inovação da UFPel.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto do prédio, Tiago Dionello, o espaço contará com 12 salas para startups, seis salas para empresas de médio porte, espaços de coworking e laboratórios com capacidade para comportar até seis equipes distintas trabalhando simultaneamente.

"O Hub será maior que o espaço físico do prédio. Nós teremos as empresas residentes na estrutura, mas também a participação de empresas vinculadas. Todo o setor de saúde e biotecnologia poderá fazer parte do processo, mesmo não estando fisicamente junto ao Parque", afirma Mattarredona.

Financiamento
Atualmente, o projeto é baseado em 80% de investimento do Edital Finep e 20% de contrapartida econômica financeira dos parceiros, como a Lifemed. Os integrantes do Hub estão confiantes que a proposta tem grandes chances de ser contemplada pelo recurso, mas caso não vença a concorrência, eles afirmam que o propósito seguirá firme, em busca de outras formas de viabilizar o financiamento.

"É um edital de abrangência nacional, mas estamos confiantes. A composição, a estrutura e a representatividade que criamos, juntamente com a competência comprovada, tanto na parte da industrialização, na pesquisa, quanto na inovação, nos dão requisitos muito fortes nessa concorrência. Já fomos muito à frente para recuar. De qualquer forma a proposta vai continuar. Estaremos em busca de viabilidades que possam contemplar o projeto", explica o diretor.

Se contemplados pelo Finep, os recursos devem ser disponibilizados entre o final deste ano e início do próximo. A execução da obra tem duração prevista de três anos. O prédio será utilizado para as pesquisas mais avançadas na área da saúde e biotecnologia. Projetos primários devem continuar sendo executados no atual prédio do Parque Tecnológico.

O próximo passo do grupo é a preparação para a defesa oral da proposta, na próxima etapa do Edital Finep, que ocorre entre os dias 6 e 18 de junho. A divulgação do projeto vencedor deverá ser em julho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na rota das expedições para a Antártica Anterior

Na rota das expedições para a Antártica

Casa Vida pede ajuda à comunidade Próximo

Casa Vida pede ajuda à comunidade

Deixe seu comentário